10 erros que um Engenheiro Civil deve evitar

É absolutamente comum que erros estratégicos aconteçam durante o curso de sua jornada profissional no mercado de trabalho da Engenharia Civil.

Apesar disso, é possível adotar certas posturas e direcionamentos profissionais que farão com que você alcance seus objetivos de forma mais objetiva e acertiva, seja conduzindo situações da maneira correta ou evitando algumas delas.

Pensando nisso, separamos uma lista (preparada por Nadine Alves, do site Construct) de 10 erros que um Engenheiro Civil deve tentar evitar, principalmente no início de sua carreira. Confira:

1- Ser impaciente
Tenha em mente que o sucesso leva tempo e o caminho é longo, e cada um tem o seu próprio processo de crescimento profissional, muitas vezes marcado por altos e baixos até atingir a estabilidade.

2- Não se planejar
É importante traçar um plano realístico para a sua carreira, mapeando todos os seus objetivos a longo e médio prazo. Engenheiros que falham em planejar o futuro profissional frequentemente ficam estagnados em uma posição e acabam perdendo oportunidades de crescimento — tudo por falta de planejamento ou de preparo.

3- Não respeitar prazos
Quando estiver lidando com o projeto de um cliente, faça o possível para atingir os prazos impostos — caso aconteça algum imprevisto, seja transparente e garanta que o cliente saiba da situação.

4- Negligenciar sua própria rede de contatos
Faça networking! Procure conhecer profissionais da área, principalmente os que trabalham em empresas ou setores estratégicos da construção ou engenharia.

5- Ter medo de fazer perguntas
Questionar tudo aquilo que você ainda tem dúvidas é crucial e passa a impressão de que você está realmente envolvido com o trabalho, com o funcionamento da empresa e com a melhor execução das suas próprias tarefas.

6- Ter medo de se arriscar
Não tenha medo de se aventurar em atividades novas. O ponto-chave da sua carreira pode ser justamente fazer algo completamente oposto do que você está acostumado.

7- Destruir relações
Quando estiver mudando de emprego, é importante deixar o antigo trabalho de maneira cordial. No futuro, isso pode lhe render recomendações para um projeto super importante.

8- Mentir
Ser desonesto a respeito das suas habilidades, qualificações ou conquistas durante uma entrevista de emprego pode até ajudar na sua contratação. No entanto, a mentira provavelmente será descoberta quando você falhar em entregar demandas relacionadas ao que você disse que saberia fazer mas, na verdade, não é capaz.

9- Currículo desleixado
Mantenha o seu currículo atualizado sempre. Adicione todas as atividades e projetos dos quais você participar à medida que eles forem concluídos.

10- Deixar o aprendizado de lado
Aprimorar a sua formação profissional é certamente um ponto positivo. Por isso, tenha cuidado com o seu percurso e procure estudar e conhecer todos os processos ligados à sua área de atuação. Isso faz de você um profissional multitarefas e preparado para diversas situações que possam surgir no ambiente de trabalho.

Gostou da lista? Caso queira acessar ela de forma completa, é só clicar no link abaixo:
https://constructapp.io/pt/10-erros-que-um-engenheiro-civil-deve-tentar-evitar-no-inicio-da-carreira