26 dicas de apps para engenheiros e arquitetos

Atualização constante e uso de ferramentas modernas são essenciais na vida de um profissional, certo? Na engenharia e na arquitetura essas regras também valem, uma vez que ambas as áreas de atuação caminham juntas à evolução tecnológica.

Em uma geração na qual todos estão conectados a todo momento e a agilidade nas respostas é imprescindível, é importantíssimo contar com aplicativos que facilitem a execução de tarefas.

O site VivaDecora preparou uma lista com 26 aplicações de celular criadas para facilitar o dia a dia de todo engenheiro e arquiteto. Confira:

1 – AutoCAD 360 – Android e iOS

O AutoCAD 360 permite abrir e editar arquivos DWG, desenhos 2D e 3D, e com a assinatura da versão Pro, seus arquivos funcionarão perfeitamente em uma vasta gama de dispositivos e plataformas.

2 – iRhino 3D – iOS

Neste app você pode visualizar, dar zoom e rotacionar arquivos de Rhino na extensão 3DM.

3 – Graphisoft Bimx – iOS

O Graphisoft Bimx é um aplicativo de apresentação 3D que permite que todos os membros de um mesmo projeto tenham acesso ao modelo, sem a necessidade de ter domínio sobre BIMx.

4 – Visuartech – Android e iOS

Este aplicativo funciona como uma ferramenta de realidade aumentada que permite que você apresente projetos para clientes de uma forma mais criativa e atraente.

5 – Cad Touch – iOS e Android

Visualize seus projetos em 2D e 3D e faça edições rápidas em 2D. A versão paga do Cad Touch permite importar e exportar os arquivos no formato DWG, permitindo assim seu uso no AutoCAD e SketchUp.

6 – MagicPlan – iOS e Android

Com o MagicPlan você pode criar uma planta utilizando a câmera de seu celular.

7 – Homestyler Interior Design – iOS e Android

No Homestyler você pode acrescentar modelos 3D de objetos como tapetes, móveis e espelhos às suas fotos.

8 – Adobe Illustrator Draw – iOS e Android

Faça esboços de suas ideias rapidamente no Adobe Illustrator Draw e compartilhe na Adobe Creative Cloud. A ferramenta ainda permite o uso de camadas e a integração com o Illustrator e Photoshop.

9 – Autodesk Sketchbook – iOS e Android

Além de funcionar como sketchbook, com o Autodesk Sketchbook você pode tirar uma foto com a câmera do dispositivo para o aplicativo transformar em formato digital e com fundo transparente os seus desenhos de linha feitos em papel, como um scanner.

10 – Paper by 53 – iOS

Um dos app para arquitetos mais amado entre os profissionais e estudantes da área. Ele é uma das melhores ferramentas para esboço e anotações em geral. Você escreve por cima de imagens, edita fotos ou desenha.

11 – Morpholio / Morpholio Trace – iOS

Aplicativo para desenho de arquitetura que será muito útil no processo criativo e para rabiscar, pois permite que o usuário desenhe por cima de imagens importadas da câmera, iPad ou outras fontes. Também é possível anotar comentários e ideias, além de criar esboços.

12 – RoomScan Pro – iOS e Ipad

O RoomScan Pro é um aplicativo que usa o smartphone para criar uma planta de um apartamento inteiro em minutos. Esqueça a trena. Este app usa sensores internos do Iphone, que deve estar posicionado em uma parede do apartamento, casa ou ambiente, para criar plantas precisas.

13 – PadCAD – iOS

Use o CAD para criar projetos pequenos no seu celular. O PadCAD ainda permite exportar os desenhos para uma ferramenta de CAD profissional.

14 – Photo Measures – iOS e Android

Muito prático, você pode salvar as medidas de cômodos e móveis diretamente nas fotografias com o Photo Measures.

15 – Clinometer

O Clinometer funciona basicamente como um nível de bolha, além de medir o ângulo da inclinação de uma superfície.

16 – Cálculo de Materiais Gypsum Drywall – iOS e Android

Este app calcula automaticamente a quantidade dos materiais necessários para a montagem de paredes, forros e revestimentos em Drywall.

17 – Architect’s Formulator – iOS

Com o Architect’s Formulator você tem acesso a mais de 400 fórmulas matemáticas na palma da sua mão.

18 – myPANTONE – Android

Tenha acesso a toda a biblioteca de cores Pantone. O app também permite criar paletas e identifica cores próximas de uma imagem.

19 – Concept Idea Calculator – iOS

O Concept funciona como uma ferramenta para visualizar melhor o conceito da estrutura do projeto e testar sua viabilidade, ainda em sua etapa inicial.

20 – Countdown+ – iOS e Android

Organize seus prazos, compromissos e reuniões em único local. O Countdown+ gera uma contagem regressiva para dar uma ideia melhor do tempo que resta para cada tarefa, além de aumentar a frequência das notificações conforme o prazo final chega.

21 – Trello – Android e iOS

Muito conhecido no meio empresarial, este app é um organizador de tarefas e projetos, além de auxiliar na gestão de equipes.

Com ele, você terá controle de todas as fases do seu projeto, poderá distribuir e monitorar tarefas, além de receber atualização de progresso, criar listas de tarefas e muito mais. Layout limpo e dinâmico.

22 – Agendor – Android e iOS

Aplicativo de CRM – sigla em inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português – ele te ajudará a organizar a área comercial e aumentar o número de clientes. Muito interessante para arquitetos que tenham escritório próprio ou pretendem abrir um.

23 – MobiArq Protagonista – Android e iOS

O aplicativo permite que arquitetos e urbanistas enviem fotos e relatos de irregularidades em obras diretamente ao CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

24 – Good Reader – iOS

Abra diversos formatos de arquivos (texto, imagem e vídeo) e faça anotações e desenhos em seus arquivos PDF. O app é pago e disponível apenas para iOS.

25 – Sun Seeker – Android e iOS

Uma ferramenta inestimável para identificar como a luz atinge o ambiente ou o terreno e o trajeto do sol ao longo do dia, durante o inverno, verão, ao nascer e pôr do sol – tudo para ter uma melhor noção da variabilidade espacial do ângulo de incidência solar.

Fonte: VivaDecora