8 dicas para quem quer se destacar na Engenharia Civil

Apesar das diversas oportunidades disponíveis, é essencial pensar e planejar a carreira desde o primeiro momento de formação. Afinal, tudo o que se faz hoje tem um resultado no futuro, não é mesmo? Para ajudar você a tomar as melhores decisões na carreira, separamos 8 dicas de Engenharia Civil (preparadas pela Anhanguera) para quem quer se destacar como profissional. Confira!

1 – Foque em tecnologia e inovação
Conhecer o que o mercado está praticando e as ferramentas mais usadas por um engenheiro civil de sucesso faz a diferença para se destacar como profissional. Procure aprender os softwares mais utilizados na Engenharia Civil. O ideal é já começar a manipular esses programas mesmo que ainda não atue como profissional.

2 – Fique por dentro da sustentabilidade
O profissional de Engenharia Civil deve estar atualizado sobre questões de saneamento e construções seguras, buscando equilibrar custos e aspectos ambientais.

3 – Acompanhe as tendências de mercado
Assista o noticiário, leia publicações de referência da área e fique antenado nas novidades no Brasil e no mundo. Além disso, procure participar de eventos, feiras, workshops e conferências.

4 – Invista em networking desde sempre
Não basta ter conhecimento: é preciso, também, conhecer as pessoas certas para ter acesso às melhores oportunidades profissionais. Esteja inserido onde os maiores players do mercado estão.

5 – Aprimore o gestor que há em você
Invista igualmente no desenvolvimento de habilidades de gestão. Isso possibilita alçar vôos maiores em empresas dos mais diversos setores, além de aumentar suas chances de conquistar salários competitivos.

6 – Aprenda a gerenciar crises
Invista em cursos específicos para gerenciamento de crises e busque aprimorar soft skills valorizadas no mercado e que podem contribuir no seu desempenho, como resiliência e flexibilidade em situações complicadas.

7 – Aposte em desenvolvimento contínuo
Um engenheiro civil de sucesso nunca para de estudar. Então, é importante ter em mente que, independentemente do estágio na carreira, o desenvolvimento contínuo deve estar sempre no radar.

8 – Capacitação
Fazer cursos de peso é importante por vários motivos. Entre eles, a garantia de que você terá acesso a conteúdos de qualidade, com corpo docente qualificado e infraestrutura adequada para o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuar como engenheiro civil.

Gostou das dicas? Acesse o site da Anhanguera e confira o texto na íntegra:
https://blog.anhanguera.com/dicas-de-engenharia-civil