Anac autoriza entrega de produtos por drone pela primeira vez

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu à Speedbird o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) para que a empresa inicie entrega de produtos utilizando aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones. Esta é a primeira certificação do tipo emitida pela Agência e permite que o equipamento da empresa possa ser utilizado no serviço de delivery, por exemplo.

Em caráter experimental, a autorização é válida até agosto de 2021 e permite testes além da linha de visada visual (beyond visual line of sight – BVLOS), quando o operador não precisa ter contato visual para operar o drone.

Para realizar os voos experimentais, o operador da aeronave de modelo DLV-1, que ganhou a matrícula PP-ZLS, precisa seguir as regras previstas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94, da Anac, e os normativos de tráfego aéreo, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/anac-autoriza-entrega-de-produtos-por-drone-pela-primeira-vez-1.2975959