Engenheiro Glauciano Neckel, da Azimute Engenharia, tem artigo publicado em renomada revista científica britânica

Quando afirmamos que temos os melhores profissionais do mercado, não estamos brincando. Cada membro do time da Azimute Engenharia é escolhido a dedo, a partir de um criterioso método de seleção, ou seja, contamos com profissionais fantásticos em nossa equipe!

Esse é o caso do Engenheiro Glauciano Neckel, que cursou mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no programa de pós-graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM) sob orientação do Prof. Dr. Breno Salgado Barra.

Recentemente, um artigo baseado em sua dissertação foi publicado em uma renomada revista científica britânica chamada Journal of Construction and Building Materials (JCBM).

Estamos orgulhosos pela sua conquista. É um privilégio poder contar com o seu conhecimento no dia a dia da Azimute Engenharia.

Informações:

Título: Parâmetros de projeto e análise dos danos acumulados em pavimentos de concreto asfáltico em pistas aeroportuárias.

Resumo: O estudo aborda o dimensionamento e avaliação numérica de um pavimento asfáltico aeroportuário, com referência à metodologia francesa, que apresenta cunho racional, estreita relação campo/laboratório, análise dos danos individuais e acumulados sofridos pela estrutura e também a variação do posicionamento transversal das aeronaves durante as operações de pousos e decolagens. A pesquisa levou em conta os parâmetros mecânicos dos materiais asfálticos, como o módulo de rigidez complexo e fadiga, compreendendo a determinação dos esforços gerados em uma malha tridimensional, iterada a partir do método dos elementos finitos. Foram realizados estudos para definição das aeronaves de dimensionamento, sondagens e ensaios geotécnicos para conhecimento e caracterização da plataforma de fundação incluindo ensaio triaxial para determinação do módulo de rigidez do solo e de caracterização da camada de transição em material granular, além da definição da temperatura equivalente e da utilização de estudos de misturas asfálticas. São descritos os cálculos, no âmbito das modelizações elástica e viscoelástica lineares, utilizando o modelo reológico de Huet-Sayegh e as ferramentas de cálculo Viscoanalyse e Viscoroute. Os resultados indicam a importância de se analisar corretamente, a distribuição das cargas aplicadas pelos trens de pouso nas estruturas dos pavimentos. As análises viscoelásticas lineares mostraram maior precisão à resposta dos materiais constituintes do pavimento quando comparadas às elásticas lineares, em razão de considerarem as funções de relaxação e fluência na aplicação dos esforços mecânicos às misturas asfálticas e permitirem a solicitação do pavimento a partir de carregamento dinâmico e não estacionário, acarretando modificações nas análises dos danos acumulados e nas espessuras dimensionadas.

Link direto do artigo:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0950061820328142?dgcid=coauthor

Link direto da dissertação:
http://tede.ufsc.br/teses/PPCM0004-D.pdf