O uso de Drones na Engenharia

Tecnologia que garante alto desempenho nas entregas de serviços de engenharia.

A tecnologia vem facilitando nossas vidas em diversas áreas e em diferentes campos, inclusive como importante aliada da engenharia. No passado, por exemplo, existiam poucas alternativas para realização de atividades relacionadas com o monitoramento de obras, inspeções e topografia.

Para determinados serviços a utilização de aeronaves era fundamental, mas ao mesmo tempo inviável devido seu alto custo e suas limitações de infraestrutura.

Com a chegada dos drones surge então uma alternativa mais prática e econômica para a realização de inúmeras atividades. Estes veículos aéreos não tripulados podem ser utilizados em diferentes aplicações, oferecendo vantagens como a captura de imagens em tempo real.


Peça agora um orçamento clicando aqui.


No entanto, processos altamente tecnológicos como este não substituem o trabalho humano ou de equipes, mas são cada vez mais necessários para aumentar a qualidade, reduzir custos, minimizar riscos de segurança e contribuir na tomada de decisões.

Além de substituir as aeronaves, os drones podem auxiliar em serviços considerados perigosos aos trabalhadores, tais como guindastes, andaimes, escadas, etc. Seu fácil acesso em áreas limitadas e a realização de voos de forma remota é um importante aliado para operações de monitoramento e inspeção.

Através de câmeras capazes de fotografar e filmar em diferentes ângulos e contando com um sistema de estabilização inteligente, seu dispositivo permite obter imagens em foto e vídeo em alta qualidade.

Além disso, os drones possuem uma capacidade de aplicação incrível para mapeamento, fotogrametria, imagens 3D e apoio a topografia, podendo sobrevoar e captar grandes áreas e terrenos com detalhes únicos.

As Ortofotos, obtidas por meio de mapeamento com Drone, proporcionam a Engenharia e principalmente ao Cliente, uma visão clara e objetiva do trabalho, auxiliando muito na tomada de decisões. A riqueza de informações é incalculável, pois o cliente passa a ter um produto completo nas mãos com a caracterização de inúmeros elementos que por meio de topografia convencional não seria possível evidenciar, demandaria muito tempo ou teria um elevado custo para executá-los.


Entre as vantagens para o uso de drones na engenharia, podemos destacar:

  • Maior custo benefício – ao realizar uma pesquisa prévia com o drone se economiza tempo, dinheiro e reduz os riscos de saúde e segurança;
  • Agilidade e precisão – os drones podem fornecer uma atualização em tempo real do que está acontecendo e realizar voos que forneçam uma visão geral dos possíveis problemas a serem observados;
  • Economia em infraestrutura, equipe, equipamentos, etc – a capacidade de um drone ao realizar uma inspeção visual pode economizar tempo e deslocamento de profissionais; além disso, o recurso conta com a possibilidade de inspeções regulares para cobrir áreas maiores com mais eficiência;
  • Segurança – os drones podem fornecer uma maneira mais rápida e fácil de realizar as inspeções, enviando imagens em tempo real, reduzindo o custo, mas principalmente os riscos de saúde e segurança;
  • Facilidade de acesso – as imagens com drones podem ser gravadas em locais de difícil acesso e também enviadas para as partes interessadas do projeto com rapidez e eficácia.

Tais capacidades oferecem benefícios como redução de custos, mitigação de riscos e melhorias de qualidade, trazendo inúmeras vantagens competitivas.

A Azimute possui em sua equipe uma área especializada de engenharia para serviços realizados com drones. Segundo o Engenheiro responsável Antonio Carlos Ramuski, o uso do drone é uma alternativa que vem ganhando o mercado por sua facilidade e economia.
“Os serviços realizados com drone vem ganhando cada vez mais espaço dentro da engenharia. No primeiro semestre deste ano a procura por esse serviço foi muito grande. Essa procura acontece pela facilidade em seu uso para realizar o mapeamento de áreas de difícil acesso e por ser uma alternativa econômica se comparada com as outras existentes no mercado”, afirma Antonio Carlos Ramuski.

A Azimute Engenharia é uma empresa consolidada no mercado da região sul do país e, com o uso da tecnologia, tem se tornado referência em modernidade e soluções eficazes para seus clientes.

Fale conosco e saiba mais sobre como o uso dos drones pode trazer uma economia surpreendente na sua obra, ou no monitoramento de sua área.